Tilandísia - Tillandsia stricta

Tillandsia L. é um género botânico pertencente à família Bromeliaceae, subfamília Tillandsioideae. São mais de 400 espécies e é o gênero que apresenta o maior número de espécies espalhadas pelas Américas.

Características

São plantas aéreas e a maioria habita as árvores e absorve seus nutrientes e umidade do ar, através de escamas prateadas. As espécies de Tillandsia são epífitas, ou seja, na natureza crescem sobre outras plantas, sem ser parasitas, geralmente em árvores. Algumas espécies são litófitas, crescem em rochas; outras desenvolvem-se em telhados, linhas de telefone, etc. Poucas espécies crescem diretamente na terra.

O gênero pode ser dividido em variedades “verdes” (ambientes úmidos) e variedades “cinzas” (ambientes mais áridos).

Época de Frutificação e florada

Cultivo

As tillandsias se reproduzem - como outras bromélias - de duas maneiras: - Por polinização e produção de sementes. As tillandsias não se autofecundam, e o pólen deve ser captado de outra planta de mesma espécie. - Por brotação. A partir do talo da planta mãe nascem brotos que produzem novas plantas, geralmente após a floração. Estes podem ser destacados para crescerem isoladamente ou deixados junto a planta mãe para formarem uma colônia.

Aves atraídas pela planta

Beija-flores, principalmente.

Ocorrência

São encontradas em desertos, bosques e montanhas da América Central, América do Sul, México e sul dos EUA. No Brasil existem cerca de 40 diferentes espécies de Tillandsia.

Referências

https://pt.wikipedia.org/wiki/Tillandsia